De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A hora da varanda

Morar numa casa com quintal sempre foi o meu sonho! Morei quase a vida toda em apartamento, e curtia essa vontade no sítio dos meus pais. Ainda não realizei esse sonho, mas como quem não tem cão caça com gato (rs), resolvi trazer um pouco desse clima pro meu "apertamento", e transformei minha varanda em um pequeno jardim.

Minha varanda é mini, tem aproximadamente 1,15x2,50m, mal cabe uma rede. Tem as paredes pintadas de verde (como a fachada do prédio) que não podem ser modificadas, mas ao mesmo tempo tem uma vista muito gostosa (um campo com coqueiral, rio, muitas garças, pássaros e vacas pastando). Não dava pra disperdiçar a oportunidade e ter um espaço gostoso e aconchegante, né?

Pois bem, comprados todos os acessórios, é a hora da varanda!



A varanda vista da sala (a sala ainda não está pronta, por isso foquei só a área da varanda na foto rss)
 

Como o espaço é limitado usei o recurso do jardim suspenso, com plantas pendentes (ainda estão pequenas, quando crescer mais darão um bom caimento)em


Vista de cima, o deck é montado por peças de 30x30cm.


Nada como um bom café da manhã ao ar livre!



O ideal é usar plantas e flores adequadas para o clima de cada ambiente.


É sempre bom utilizar acessórios como lanternas, quadros, etc


As pedras podem ser seixos rolados, seixos marmorizados, pedriscos ou a argila expandida.
No caso usei os seixos rolados.


A idéia era fazer um jardim, com baquinho, etc... mas que não comprometesse a utilização da rede.
Não dá pra negar a nossa baianidade kkk


Clima romântico com as lanternas acessas à noite.




Não estava nos nossos planos realizar essa intervenção agora, mas a vontade de deixar o espaço assim foi tanta que ele se tornou o primeiro cômodo da casa a ficar pronto!! Agora falta deixar a sala à altura do novo xodó da casa!

Fiz um vídeo com o passo a passo da montagem na varanda. Espero que gostem e seja util! (ainda não consegui inserí-lo aqui, mas já está no youtube com  http://www.youtube.com/watch?v=Z4LLXNw8ZTY )


4 comentários:

  1. Cris,
    Sua varanda ficou linda e gostosérrrimaaaa...
    Uma delícia p/ aproveitar a vista, curtir um livro, uma revista ou...fazer nada mesmo, só aproveitando a brisa!!
    Tb vou ter rede, já comprei até o suporte!! Rede é tudo mesmo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Muito obrigado por opinar!!! Estou precisando mesmo de umas dicas. Mas quanto a derrubar parede...xiii...não vai dar! E eu até explico os porquês (já que são três razões diferentes):
    1 Minha filha tem rinite, então escolhi p/ ela aquela primeira suíte, onde bate mais sol e o risco de mta umidade (e de mofo) é menor. Tb é a mais arejada.
    2 Mesmo que não fosse assim, não podemos derrubar a parede do banheiro, pois é considerado alteração de fachada. Além do que, das 4 paredes daquele banheiro, 3 são pilares estruturais (o prédio tem 29 andares e dá-le pilar alí).
    3 Addooorrrooo cozinhar, e já morei em apto com cozinha americana. A combinação das duas coisas é fatal! Sem um sistema de exaustão eficiente (e com isso quero dizer uma coifa super-poderosa, quase sobrenatural, pq só o exaustor não dá), tudo na casa fica cheirando à comida!!!
    Por isso amiga, quebrar parede está fora de questão. E, de novo, a grana tá curta-curta-curta...
    Tá difícil, eu sei, mas não desiste de mim não!!! Se lembrar de alguma coisa que custe quase nada (rsrsrs...tá feia a coisa, eu sei), passa lá no blog...
    Bjos!
    OBS: Depois coloca mais fotos do seu apê, preciso muito de inspiração!!!

    ResponderExcluir
  3. Kyuuu!
    que linda sua varanda!!! vou tirar fts da minha pra vc ver.
    mas, me diga uma coisa: o deck vc compra as placas e instala mesmo em cima da cerâmica/piso antigo ou tem que contratar empresa pra instalar? outra coisa, quando pisa ele não escorrega? fica fixo nas pedras mesmo?
    bjsbjsbjs,
    Amanda

    ResponderExcluir
  4. Isso Amanda, você compra as placas (tem vários modelos, tamanhos e cores). Elas veem com um sistema de encaixe macho/fêmea, super simples. Você mesma instala sobre a cerãmica, cimento, ou o que for! Ela fica firme sim, não escorrega nadinha.
    Aí me Salvador o menor preço que encontrei foi na Ferreira Costa.
    bjss
    ps. Quero ver como está ficando seu apê novo, viu?

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus pensamentos!